sábado, 28 de agosto de 2010

Olha o ke ashei pra galera do Skate õ/

OLLIE

Força ou técnica?


Uma pesquisa desenvolvida em 2007 na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) no Rio Grande do Sul, pelo Grupo de Estudos do Movimento Humano (GEMHB), teve como objetivo verificar a relação entre a performance da manobra Ollie com a potência dos membros inferiores e a força dos extensores do joelho e quadril em atletas de categorias de base.


Para fazer este estudo foram avaliaram 10 skatistas amadores praticantes de Street há no mínimo dois anos. Foram realizados quatro procedimentos de avaliação: (1) teste de contração voluntária máxima (CVIM), (2) teste de salto vertical com contra movimento (CMJ), (3) teste de salto vertical a partir de agachamento (SJ) e (4) teste de altura da manobra Ollie.


Esta pesquisa foi apresentada no 25th International Symposium on Biomechanics in Sports, 2007, em Ouro Preto, e é resultado do trabalho de conclusão do curso de Educação Física do Prof. Révisson Silva, intitulada "A contribuição da força e potência dos membros inferiores para a performance da manobra Ollie do Skate".

A avaliação da performance do salto Ollie demonstrou que, em média, os skatistas foram hábeis para saltar um obstáculo de 64,5±9,2 cm.


Os resultados demonstram que 76,3% da altura Ollie é determinada pela potência dos membros inferiores, e o restante, 23,7% é resultado da técnica e das outras variáveis. Além disso, os resultados indicam que 50,6% da altura do Ollie é determinada pela variável força dos extensores do joelho da perna dominante.


Ao longo do desenvolvimento da pesquisa o autor observou a existência de diferentes técnicas de movimentação dos braços para se realizar o Ollie. "Movimentar os braços de forma balanceada possivelmente é a técnica mais eficiente quando o objetivo é um Ollie mais alto. Já se sabe que para saltos verticais (pular do chão) balanceando os braços gera saltos mais altos, e no skate deve ser parecido".


Segundo o autor, o skatista que melhor realiza este balanceio dos braços é um dos skatistas avaliados, Luan de Oliveira. "Basta ver um vídeo do moleque e reparar a forma que ele movimenta os braços".


Por fim, a pesquisa concluiu que para skatistas experientes na performance da manobra Ollie, as variáveis potência e força muscular são determinantes. Com isso, pode-se afirmar que o treinamento de força e potência muscular são capazes de gerar melhorias significativas nas performances dos skatistas.



Tirei essa reportagem do http://cienciadoskate.com/index_bra.htm


vim aki só pra postar isso, ashei interessante...

Bejo Galeraaaaaaaa o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário